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Beyond Speculative Design: Past – Present – Future – Disseny Obert

Beyond Speculative Design: Past – Present – Future

Mitrović, Ivica; Auger, James; Hanna, Julian; Helgason, Ingi

Beyond Speculative Design: Past – Present – Future

2021 Split
SpeculativeEdu
Editora

Beyond Speculative Design: Past – Present – Future é um livro editado por um conjunto de autores: Ivica Mitrović, James Auger, Julian Hanna, Ingi Helgason, Oleg Suran, Matt Ward, Enrique Encinas, Michael Smyth e Sara Bozanic. O mesmo foi publicado na cidade de Split em 2021 pelo SpeculativeEdu, um projeto educacional financiado pelo ERASMUS+, em parceria com a Universidade de Split e sua Academia de Artes. O design e layout da obra esteve a cabo de Oleg Šuran. 

Ivica Mitrović, vice-presidente da Sociedade Croata de Design, coordena o projeto SpeculativeEdu. É professor assistente no departamento de Design de Comunicação Visual da Academia de Artes da Universidade de Split. Formado em design de produto pela Royal College of Art em 2001, James Auger fez parte do departamento de Design Interactions da RCA e lecionando no programa de mestrado. Julian Hanna atualmente leciona como professor assistente em Cultura Digital na Tilburg University na Holanda. A também professora Ingi Helgason leciona na Escola de Computação da Universidade Napier de Edimburgo. Oleg Šuran trabalha como associado no Departamento de Design de Comunicação Visual na Academia de Artes da Universidade de Split. Já Matt Ward é educador, designer e escritor, tendo trabalhado no Departamento de Design da Faculdade de Goldsmiths da Universidade de Londres e sido um membro fundador da DWFE, um sindicato de design pós-disciplinar e semi-ficcional. Enrique Encinas é doutor em design de interação e atualmente é professor assistente na Universidade de Aalborg. O professor associado, Michael Smith, do Centro de Design de Interação da Universidade Napier de Edimburgo, Reino Unido, pesquisa e ensina nas áreas de design de interação. Sara Božanić, CEO do Institute for Transmedia Design com sede na Eslovênia, é designer, estratega, educadora e pensadora. 

Todos esses autores são membros atuantes no chamado SpeculativeEdu, um projeto educacional que visa fortalecer a educação em design especulativo, coletando e trocando conhecimentos e experiências existentes enquanto desenvolve novos métodos no campo do design especulativo. Sendo assim, a obra Beyond Speculative Design: Past – Present – Future é o principal resultado do projeto e representa uma reflexão abrangente sobre todo o conhecimento adquirido e formado ao longo do seu período de desenvolvimento. 

Este livro tem mais de 200 páginas e está dividido em seis seções. O mesmo torna-se necessário como um objeto de apreciação crítica e aprendizagem ao fazer uma vasta abordagem sobre o design especulativo. Ao ser editado e escrito por profissionais da área, explica a história e trajetória desse campo do design a partir de exemplos reais de projetos, bem como dos métodos neles utilizados. Serve também de guia para educadores ao especificar abordagens para orientar seus alunos e os instigar a pensar no futuro. 

De forma a expandir o sentido crítico e imaginativo, os autores deste livro utilizam-se do design especulativo como um veículo para abordar desafios sociais e ambientais complexos. Suas propostas são essencialmente ferramentas de questionamento. No livro encontram-se também visões críticas sobre a prática especulativa e, por fim, futuros caminhos e diretrizes que esse âmbito do design pode tomar. 

A obra começa por apresentar o programa SpeculativeEdu, definindo sua prática para estudar e empregar o design especulativo no contexto educacional, como uma forma de solucionar problemas com abordagens alternativas e imaginando mundos diferentes para uma vida melhor. É mencionado então que ao longo de dois anos um grupo de educadores e profissionais de instituições em toda a Europa realizaram mais de 50 entrevistas, organizaram workshops, recolheram estudos e realizaram conferências e debates, com o objetivo de proporcionar uma visão mais clara do campo a qualquer pessoa interessada em design especulativo, educação em design especulativo e educação em geral. Este projeto inicia assim uma linha de pensamento que pretende analisar o design nas diferentes esferas da sociedade, bem como as suas restrições, com o objetivo de alcançar um bem-estar social e evitar cenários distópicos e futuros apocalípticos. Desse modo fica a questão: como especular e ainda estar vinculado ao mundo real? 

Essa é a motivação: pesquisar, analisar, coletar, refletir e criticar para desenvolver e promover práticas na área do design especulativo. E entender para inovar.

O livro inclui uma breve história da especulação em contextos radicalmente diversos, dando exemplos de especulações que incluem as exposições internacionais, histórias de ficção e designs arquitetônicos. Analisa o passado e evolução da disciplina do design para pensar no futuro, de acordo com as complexas agendas sociais, culturais ou políticas dos nossos tempos. 

No terceiro capítulo seus autores dissertam sobre as definições do design especulativo: onde este é aplicado, como é a sua prática, quais as barreiras e dificuldades encontradas e porquê especular. Também criticam a própria disciplina, avisando sobre as consequências e perigos da mesma. 

No capítulo seguinte são apresentados casos de estudo enquanto exemplos de tensões entre humano e forma, participante e testemunha, adereço e produto, processo e resultado, aprender e merecer, local e global, passado e futuro, contextualizando e analisando diretrizes e métodos aplicados em diversos dos projetos citados. 

No quinto capítulo o autor Matt Ward disserta principalmente sobre as críticas à disciplina do design especulativo, feitas por visionários, designers e pensadores, bem como sobre a importância da sua prática em especular para o mundo e a credibilidade da mesma. Além disso, orienta como praticar um design especulativo crítico com questionamentos e perguntas a serem aplicadas nos projetos, os quais podem ser vistos como métodos de aprendizagem de educação em design especulativo. 

Por fim, o último capítulo aborda os passos futuros do grupo, o qual acredita que depois de toda sua pesquisa é possível manter o design especulativo como uma prática crítica vital e produtiva. Enquanto ferramenta pedagógica, o design especulativo mostra novos horizontes aos alunos e é por isso considerado uma forma de entender também as consequências da sua prática do design. 

Os autores do livro concluem com uma lista de diretrizes para um “bom” design especulativo, inspirada nos “Dez Princípios para um Bom Design” do designer alemão  Dieter Rams, de 1976.

A obra é muito rica e diversa: todo o seu conteúdo é embasado em conhecimentos dos vários autores que juntos fazem parte do projeto SpeculativeEdu. As muitas referências externas – de livros e artigos, filmes e projetos – são apresentadas ao longo do texto a par de conteúdos produzidos pelo grupo a partir de entrevistas, conferências e workshops da organização. 

Observa-se um cuidado metódico nas explicações dos conteúdos apresentados, pois sempre que é introduzido um conceito este é posteriormente explicado com diagramas para que haja um maior entendimento do leitor. O mesmo acontece nos exemplos de projetos do design especulativo cujas fotografias ou imagens ilustrativas fazem suporte ao texto. 

Este livro foi publicado principalmente para levar o conhecimento do design especulativo a todos, compartilhar experiências, formas de pensamento e métodos de ensino. Tendo em vista essas diretrizes, seu texto foi constituído com clareza e com uma linha de pensamento coeso para que todos possam ler e entender, mesmo que não sejam da área do design. Entretanto, muitas das referências utilizadas somente poderão fazer sentido para quem já dispõe de um prévio conhecimento das mesmas. Não obstante, o livro inclui capítulos específicos para docentes, explicando como fomentar o pensamento especulativo e projetual dos alunos. Ou seja, um conteúdo com um público muito específico mas que é justificado a partir do momento que o SpeculativeEdu se assume como um projeto educacional. Enquanto docentes e investigadores universitários, os seus autores dispõem muito bem desse conhecimento, transformando este objeto em uma fonte de conhecimento ainda mais completa. Outro aspecto a salientar diz respeito à sua leitura, a qual pode ser feita de maneira não linear já que um capítulo não depende do outro. Ler a introdução ajudará certamente a esclarecer o conteúdo do miolo, mas não o fazer não se torna impeditivo à sua compreensão. 

Concluindo, Beyond Speculative Design: Past – Present – Future tem uma abordagem visionária e uma capacidade de engajar os seus leitores, levando-os a repensar sua realidade social através de questionamentos mas também do desenvolvimento de estratégias coletivas, já que é repleto de exemplos de projetos reais especulativos já implementados. Acredito que cumpre seu objetivo de tentar passar o máximo de conhecimentos ao leitor sobre design especulativo. É completo também no sentido de cumprir com seu próprio título, pois aborda os antecedentes e o passado da disciplina, bem como o presente, através de projetos e especulações dos dias de hoje, que informam as suas conclusões para o que deve ser feito no futuro para fomentar a educação em design. Além disso, o design e layout do livro convidam à leitura e aprendizagem: os seus esquemas e diagramas, imagens a cores, bem como títulos de tipografia moderna a bold e seu texto corrido, em fonte serifada, facilitam a leitura. A mancha tipográfica das páginas é envolvida por grossas margens, permitindo que o leitor mergulhe no texto e preste atenção a cada palavra. Esse com toda certeza é um livro para ler e reler, pois é repleto de visões e pensamentos diversos a cada parágrafo. É também uma fonte de conhecimento que merece ser passado para novas gerações e futuros especuladores.

Recensão de:
Fernanda Nazário

Licenciatura em Design de Comunicação, FBAUL

Disciplina: Estudos em Design, 2022-23